quarta-feira, 1 de junho de 2011

BULLYING

CLIQUE AQUI: BULLYING
 Vídeo

             A constante problemática de bullying que envolvem crianças, professores e famílias chamaram a atenção de um grupo de pedagogas e professora de uma escola municipal de Curitiba. Ações pontuais como conversas, bilhetes em agendas e telefonemas aos pais, se mostraram recursos insuficientes para sanar as brigas, ameaças e agressões, mesmo entre as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Neste sentido, as profissionais elaboraram um Projeto de parceria entre escola-família, por entender que as duas instituições têm em comum a formação humana, e só podem alcançar melhorias no comportamento dos educandos se caminharem juntas. Assim sendo, reuniões, rodas de conversas, trabalhos em grupos, debates reflexivos, informativos via solicitações de comparecimento aos pais via agenda, aulas expositivas no laboratório de informática, entrega de materiais sobre o bullying para os docentes com posteriores reflexões, palestra e afinamento das relações escola-família foram o lastro para as primeiras melhorias e conscientização sobre o bullying. Conclui-se também que os resultados evidenciaram uma necessidade de continuação e refinamento das práticas desenvolvidas na escola, pois enviesaram novos encaminhamentos que não se esgotam ao período de aplicação, embora paulatinamente, se observe transformações nos envolvidos: professores, famílias e educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário